
- Área: 1970 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Deed Studio, Erfan Dadkhah

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto em questão é o Teatro Municipal de Qazvin, uma estrutura de dois andares com um subsolo. Após longos anos de espera, este edifício público oferece um espaço adequado para apresentações de teatro profissional na forma de Black Box. Ele também proporcionou a artistas e entusiastas espaços abertos destinados ao teatro de rua. O projeto foi concebido em um terreno de 2.200 metros quadrados adquirido após a demolição de uma área urbana ineficiente, que incluía vários quiosques em ruínas. A área total construída é de 1.970 metros quadrados. O térreo do edifício consiste em um volume de vidro onde estão localizadas salas de ensaio, salas de reuniões, escritórios de gestão, balcões de informação, venda de ingressos e uma cafeteria. Este volume de vidro serve como base para o cubo branco acima, onde está localizada a principal sala de apresentações do teatro. O cubo branco está posicionado exatamente acima do volume de vidro, proporcionando uma sensação abstrata de suspensão. O primeiro andar (o cubo de tijolos brancos) inclui a sala principal do teatro (a Black Box) juntamente com sua área de espera. O subsolo inclui banheiros, uma oficina para construção de cenários, áreas de armazenamento e espaços utilitários. Este edifício foi idealizado pela Prefeitura de Qazvin em 2018 em resposta a pedidos de artistas de Qazvin, que careciam de um local profissional para realizar suas apresentações.

A prefeitura selecionou um terreno adjacente a um dos parques mais significativos, grandes e históricos da cidade, no centro de Qazvin, para este projeto. O terreno anteriormente abrigava vários quiosques deteriorados e ineficientes, que se tornaram um problema de segurança social e careciam de funcionalidade. Ao adquirir e demolir a maioria deles, foi criado um terreno adequado para a construção do novo projeto do teatro municipal. Consequentemente, esse espaço urbano foi efetivamente revitalizado com a construção de um novo centro cultural público. Atualmente, apenas três dos referidos quiosques permanecem, uma vez que a prefeitura não conseguiu adquiri-los. Assim, o projeto foi ajustado nas etapas posteriores para levar em conta essas estruturas restantes. Quando nossa equipe foi selecionada para o projeto, todos os quiosques com claros sinais de desgaste e condições sociais precárias ainda estavam em pé. Portanto, transformar um espaço urbano ineficiente em um ambiente ativo, dinâmico e seguro tornou-se nosso principal objetivo.

Fomos encarregados de preparar o projeto executivo em um prazo extremamente curto de menos de dois meses. Este prazo curto foi um desafio significativo para a equipe. Outro desafio crítico foi a restrição de altura do edifício devido à sua proximidade com o grande parque histórico da cidade. A altura total dos principais andares não poderia exceder 8 metros acima do nível da rua. No entanto, o teatro exigia uma altura mínima de 5 metros, além da necessidade de acomodar espaços adicionais. Considerando a pequena área do terreno e os espaços necessários para este complexo cultural, concluímos que precisaríamos projetar o edifício com três andares. O espaço da sala principal, com capacidade para 220 lugares, exigia a maior área de superfície. Assim, foi colocado no primeiro andar, que é o maior do edifício. Enquanto isso, espaços adicionais foram alocados nos andares térreo e subsolo.


Para garantir que o edifício de três andares não ultrapassasse o limite de altura de 7 metros, escavamos o local em 2 metros e colocamos o térreo na área rebaixada. Além disso, projetamos um subsolo. Essa abordagem acomodou todos os espaços necessários para o projeto e resolveu a questão da altura. Além disso, a escavação criou degraus que foram projetados como amplas escadas que oferecem assentos para transeuntes nos parques e espectadores de apresentações de rua ao redor do teatro. Como resultado, o edifício se integra perfeitamente ao seu ambiente urbano circundante, incluindo a rua, o parque e as calçadas, e se tornou uma parte vibrante e ativa da comunidade. Artistas visitam este edifício diariamente para ensaiar suas apresentações ou ler peças. Crianças vêm para desfrutar de shows de marionetes ao lado de seus colegas e amigos, e entusiastas assistem a apresentações todas as noites. As pessoas até se reúnem nele em dias especiais para assistir a apresentações religiosas conhecidas como Ta'ziyeh. Em vez das antigas estruturas deterioradas, as pessoas que costumam se exercitar no parque pela manhã agora veem um volume poroso de tijolos brancos que transformou a paisagem urbana de uma maneira única.

O projeto foi situado ao lado do Parque Mellat, em Qazvin. Dois pontos-chave guiaram seu desenvolvimento:
1. Primeiro, a proximidade do projeto com as árvores antigas e a vegetação vibrante do Parque Mellat.
2. Segundo, transformar o edifício em um centro para artistas e entusiastas das artes dramáticas. Isso era particularmente importante, uma vez que Qazvin anteriormente carecia de um teatro profissional.

Consequentemente, precisávamos evitar projetar uma estrutura rígida que obstruísse a paisagem verde do parque. Isso apresentou um desafio paradoxal com o propósito teatral do edifício, que precisava tomar forma dentro de uma Black Box rígida. A comunidade teatral de Qazvin tinha solicitado a construção de uma sala de apresentações no estilo Black Box, uma vez que esse tipo de instalação anteriormente não estava disponível na cidade. Encapsulamos o teatro black box dentro de uma caixa leve e porosa de tijolos brancos para resolver esse paradoxo. Para melhorar a leveza visual e criar uma sensação de suspensão na forma, projetamos a estrutura com um balanço sobre uma caixa de vidro. Em seguida, escavamos o local e inserimos as caixas dentro do pátio rebaixado para criar a altura necessária para o teatro.

Esse método garantiu que a altura do edifício não obstruísse as vistas do parque. Além disso, a porosidade entre os volumes permitiu uma conexão visual constante entre o exterior e o interior. A pele de tijolos foi construída usando uma técnica seca (sem argamassa). O espaço entre os tijolos foi preenchido com componentes de Teflon projetados sob medida, moldados especificamente para este projeto. Essa pele de tijolos transformou o foyer no primeiro andar em um ambiente único. De um lado, o jogo de luz e sombra através dos espaços nos tijolos cria uma atmosfera que muda ao longo do dia. Do outro lado, há uma conexão visual constante entre aqueles dentro do foyer e o parque e a rua do lado de fora. Isso permite que experimentem claramente a presença das árvores do parque. Como este andar está no mesmo nível do parque, os visitantes podem desfrutar das vistas das pessoas passeando pelo parque e pela rua, do voo dos pássaros, do movimento das folhas das árvores e da beleza natural ao redor, a partir de dentro do foyer. Essa transparência, luz, reflexos e vistas abertas têm um contraste significativo com a sala de apresentações.

Ao saírem deste espaço transparente e entrarem na sala de apresentações escura, sua conexão com a cidade é completamente rompida. Então, chega o momento de testemunhar e se concentrar na peça. Para convidar o público a este local, escadas largas foram projetadas em três lados. Esses degraus servem como assentos para assistir a apresentações de rua e também oferecem uma ótima área para os cidadãos se reunirem.










